Tradição: a força motriz da experiência
- Thaís Mendes Gomes
- 6 de out.
- 1 min de leitura
Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 09/09/25
O aprendizado que vem através dos tempos não é ator e traz uma grande oportunidade de conhecimento e evolução.
Tradição é o nome que vocês dão ao conjunto desses conhecimentos que atravessam tempos e povos.
Dela se faz parte a ancestralidade de cada um de vocês e bem deste templo no qual vocês vêem participar e buscar aquilo que sabem que a espiritualidade poderá ajudá-lo a conquistar, sejam mudanças internas quanto externas.
Por isso, digo que a tradição seja a força motriz da experiência, pois ela possibilita a cada um de vocês a possibilidade de acessar aprendizados anteriores inclusive a promover mudanças nos caminhos e rotas pelos quais vocês irão trafegar.
Experiência possibilita a ação efetiva associada conhecimento, algo que não precisará talvez passar pelo crivo do errar para depois ter que aprender.
Ela já possibilita a aplicabilidade do que um dia foi erro e que agora pode se tornar acerto posto que aquilo que já se tornou experiência e tradição já foi modificado e já está pronto para ser utilizado.
Se me permitem trazer uma singela sugestão hoje, é a de cada um de vocês aqui presentes no dia de hoje acessarem os arquivos de seus corações e mentes e resgatarem as tradições as quais você já tiveram contato e que tem conhecimento, e as utilizem para cada dia colocar em prática e poderem auxiliar a si mesmos e também aqueles que de você se aproximem.
Que as forças da ação de todos caboclos e caboclas estejam com todos vocês.
Pai Antônio




Comentários