top of page

Protagonismo

  • 6 de jun. de 2025
  • 1 min de leitura

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 03/06/25


Muitos são os caminhos possíveis, mas nem todos lhes convêm. Vocês tomam como obrigatórias trajetórias que, na verdade, são escolhas e, com isso, se privam de serem protagonistas das próprias vidas.


Deixam de aceitar o convite para a autorresponsabilidade e a coragem de assumir escolhas e consequências. O lugar de vítima paralisa e tira a potência da vida, além de criar a ilusão de dinâmicas relacionais nas quais haveria um vilão na outra polaridade.


Contudo, essa visão limitada cega o olhar para aquilo que, de fato, cabe a você ver mais de perto e, quem sabe, buscar transformar. Na maior parte das vezes, vocês são os piores algozes de si mesmos.


Autorresponsabilidade é diferente de culpa e cobranças que diminuem. Autorresponsabilidade olha para o passado para aprender com ele e fazer diferente no presente e no futuro. De forma alguma vocês devem se culpar e permitir que isso os prenda ao erro, remoendo o passado.


Se for possível, peça desculpas, perdoe-se e siga com os aprendizados. Muitas vezes, o crescimento na esfera humana passa pelo erro. Isso não é uma justificativa para seguir repetindo os mesmos erros, mas sim um convite para olhar os desafios com coragem e perceber que eles são oportunidades de desenvolver a consciência e aproveitar, da melhor maneira possível, a experiência de estar vivo.


João de Aruanda

Posts recentes

Ver tudo
Escuta do coração - caminho para viver a umbanda

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 26/05/26 Muitos momentos nos quais vocês se sentem desafiados, e que possibilitam questionamentos, se que os caminhos que percorrem ao longo

 
 
 
Jesus exemplo de caridade

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 26/05/26 Mestre Jesus, Divino Pai Amigo, agradecemos a oportunidade dessa noite. Jesus pela sua passagem pela terra deixou seus exemplos de c

 
 
 
Caminhar para a iluminação

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 12/05/26 Boa noite, Meus Irmãos. Agradecemos a oportunidade de participar da reunião no Templo do Mestre Araniananda. A essência da vida resi

 
 
 

Comentários


bottom of page