top of page

Luz e sombra

Mensagem psicografada recebida no Rito de Louvação ao Orixá Ogum, no dia 22/03/22


Quando o sol incide em um objeto, ao mesmo tempo em que uma de suas facetas se ilumina, sua sombra é projetada. Os seres humanos também são assim: coexistência de luz e sombra. Todo ponto tem o seu contraponto.


As ditas “qualidades de personalidade” são características que, por serem exacerbadas e valorizadas, se destacam. Como tudo o que é exacerbado, tanto luz quanto sombra se ampliam. Ponto e contraponto.


Se, por um lado, alguém é extremamente empático, compreensivo e cuidadoso com as outras pessoas, por outro lado, pode ter dificuldade de se posicionar e sentir dificuldades em se priorizar nos momentos em que isso se faz necessário. Com isso, existe a chance de viver uma vida pautada em expectativas alheias. Quanto maior a consciência disso, luz e sombra, maior a chance de fazer boas escolhas e crescer com elas.


Muitos pedem proteção do que vem de fora e se esquecem que suas próprias sombras podem ser mais perigosas. Com frequência, cada um é seu próprio inimigo.


Você tem coragem de olhar no espelho e enxergar suas características que não são valorizadas socialmente? Consegue fazer isso no intuito de auto conhecimento e não de auto culpabilização e vitimização? É preciso olhar para isso de forma cuidadosa e assumindo responsabilidade para mudar (e não culpa?)


Na existência terrena, muitos se engajam em ajudar os outros e se esquecem que antes disso é preciso olhar para dentro e ajudar a si: conhecendo suas sombras para poder se transformar e desenvolver.


Como já disseram: não se ilumina imaginando figuras de luz, mas trabalhando as próprias sombras. Nesse processo, não se deve se penalizar por isso. Cuidado com as auto criticas que paralisam. O auto julgamento trava as ações e turva a visão. Humildade é a sensatez de se ver nem maior e nem menor do que se é.


O auto conhecimento não precisa ser sofrido. Alegre-se com as descobertas dos caminhos a serem percorridos para que você compra os propósitos de sua existência terrena.


A sombra nada mais é do que a ausência de luz e, para trazer luz para a sombra, é preciso se enveredar por lá. Cada um no seu tempo, com compaixão e com os recursos que dispõem.


Cada um é responsável por si. Ninguém consegue iluminar outra pessoa. Cuidados com falsos gurus que prometem isso. Não há como terceirizar essa tarefa. Não há salvador ou herói fora de você. Os maiores sábios são aqueles que facilitam com que as pessoas desenvolvam os próprios recursos para que caminhem em direção a si mesmas e com a instancia divina que habita em todos os seres.


Sejam vocês os protagonistas das próprias histórias e os guerreiros das próprias batalhas.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Centelha divina

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 05/03/24 A paz mundial começa no coração de cada um. Para um mundo em harmonia, busque a harmonia dentro de você. Para um mundo em equilíbrio

Boas vindas

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 20/02/24 Louvado seja Jesus! Boas vindas a todos que retomam hoje ao terreiro para servir, para receber, para agradecer, para se conectarem c

O Renascer

Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 12/03/24 Renascer é o momento de reencontro com você mesmo e com seu futuro. Simboliza a transformação de um plano pré estabelecido para uma

bottom of page