Deserto
- Thaís Mendes Gomes
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Mensagem recebida no rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 01/07/25
Queridos amigos,
Que o clarão da lua possa iluminar os céus e os períodos escuros, metaforicamente, na vida de cada um de vocês.
Alguns que têm o dom da palavra mais apurado dizem que há momentos comparados com desertos, em que muito se caminha e poucas novas paisagens se apresentam. Há desesperança, muitas dúvidas e sentimentos difíceis de lidar, como a sensação de desamparo e solidão. Podem faltar as forças, podem ficar confusos os pensamentos. É como estar perdido, sem saber para onde ir, e em condições áridas e árduas. Luta-se pela sanidade, pela sobrevivência, pelo básico do dia a dia.
Muitas vezes há uma falta de sentido. Para que tudo isso? Para que tanto esforço, se não se vê para onde leva essa travessia? Qual o motivo de seguir, se não há uma direção clara que efetivamente leve a algum lugar diferente? Até quando será necessário suportar tantas condições extremas?
Nessas horas — exatamente quando é mais difícil — é quando mais se faz necessário ter fé, fortalecer essa fé e se apoiar nela para seguir adiante. Fé de que a pessoa que entra no deserto é muito diferente da que sai. Fé de que, quando as condições externas são desafiadoras, é preciso ir para dentro, para descobrir e se conectar com novas fontes de conhecimento traduzidas em sabedoria, a ser colocada em prática por meio das ações baseadas no amor.
Tudo isso traz uma força que vem de uma nova porta que pode ser aberta. É possível descobrir novas paisagens do lado de dentro e em conexão com o sagrado que existe em cada coração. Pelo contato com esse divino do lado de dentro, transcende-se e liga-se à força criadora que tudo permeia e, dessa forma, faz uma rede vital presente até mesmo nos desertos mais inóspitos.
Dessa maneira, ninguém está sozinho. Às vezes, é preciso ir para o deserto para descobrir o bálsamo da morada interior, em conexão com Deus. O chamado Reino dos Céus tem muitos mistérios, e nem todos podem ser compreendidos na esfera terrena. Não baseie sua fé na racionalidade. Entender não pode ser uma condição para acreditar.
Quero deixar essa mensagem de confiança, no desejo de que possam caminhar de forma mais leve. Deus está sempre com vocês, pois Ele faz morada no coração de cada um.
Acreditem, meus amigos.
Pedrinho
Comments